DFP13B 5º Domingo da Epifania - TC5 - Ano B

DFP013 5º Domingo da Epifania - TC5 - AnoB

ANO B: Isaías 40:21-31; Salmo 147:1-11,20c; I Coríntios 9:16–23; Marcos 1:29-39.

Coleta do 5º Domingo depois da Epifania: Liberta-nos, ó Deus, da escravidão de nossos pecados e concede-nos a liberdade daquela vida abundante que nos fizeste conhecer em teu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 
-----------------------------------------------------------
ANO B:
Isaías 40:21-31; Salmo 147:1-11,20c; I Coríntios 9:16–23; Marcos 1:29-39.
Isaías 40:21-31

21. Não o sabíeis? Não o aprendestes? Não vos ensinaram desde a origem? Não compreendestes nada da fundação da terra?
22. Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar,
23. reduz os príncipes a nada, e faz desaparecer os governantes da terra;
24. apenas estejam plantados, apenas sejam semeados, apenas seu talo tenha lançado raízes no solo, sopra sobre eles e os resseca, e o turbilhão os varre como palha.
25. A quem então poderíeis comparar-me, que possa ser a mim igualado?, diz o Santo.
26. Levantai os olhos para o céu e olhai. Quem criou todos esses astros? Aquele que faz marchar o exército completo, e a todos chama pelo nome, o qual é tão rico de força e dotado de poder, que ninguém falta ao seu chamado.
27. Por que dizer-te então, ó Jacó, por que repetir, ó Israel: Escapa meu destino ao Senhor, passa meu direito despercebido a meu Deus?
28. Não o sabes? Não o aprendeste? O Senhor é um Deus eterno. Ele cria os confins da terra, sem jamais fatigar-se nem aborrecer-se; ninguém pode sondar sua sabedoria.
29. Dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco.
30. Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear,
31. mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.


Salmo 147:1-11, 20c Laudate Dominum    (LOC)
LOUVAI ao SENHOR, porque é bom cantar louvores a nosso Deus; * agradável, belo é o louvor.
2 O SENHOR reconstrói Jerusalém, * congrega os exilados de seu povo.
3 Conforta os que têm coração magoado, * acalma as suas dores.
4 Conta o número das estrelas, * chama a todas por seu nome.
5 Excelso é o SENHOR e de grande poder; * infinita é sua sabedoria.
6 O SENHOR levanta os humildes, * e abate os perversos.
7 Cantai ao SENHOR com ação de graças, * entoai louvores ao nosso Deus com a harpa.
8 É ele quem de nuvens cobre o céu; quem prepara a chuva para a terra; * o que faz brotar a erva sobre os montes.
9 É ele quem dá alimento aos animais, * e aos filhotes dos corvos quando mal piam.
10 Não considera a robustez dos cavalos, * nem atenta para a agilidade dos homens.
11 O SENHOR se compraz nos que o temem, * e nos que esperam em sua misericórdia.
20c Aleluia!

I Coríntios 9:16–23
16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
17 Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia.
18 Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho.
19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:
20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei;
21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.

Marcos 1:29-39.
29 Em seguida, saiu da sinagoga e foi a casa de Simão e André com Tiago e João.
30 A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo lhe falaram a respeito dela.
31 Então Jesus, chegando-se e tomando-a pela mão, a levantou; e a febre a deixou, e ela os servia.
32 Sendo já tarde, tendo-se posto o sol, traziam-lhe todos os enfermos, e os endemoninhados;
33 e toda a cidade estava reunida à porta;
34 e ele curou muitos doentes atacados de diversas moléstias, e expulsou muitos demônios; mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam.
35 De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.
36 Foram, pois, Simão e seus companheiros procurá-lo;
37 quando o encontraram, disseram-lhe: Todos te buscam.
38 Respondeu-lhes Jesus: Vamos a outras partes, às povoações vizinhas, para que eu pregue ali também; pois para isso é que vim.
39 Foi, então, por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal