DSABC27 São Lucas - 18 de outubro

DSABC27 São Lucas - cor: vermelho, 18 de outubro
Salmo 147 ou 147:1-7; Eclesiástico 38:1-4, 6-10, 12-14; II Timóteo 4:5-13; Lucas 4:14-21

Salmo 147 Laudate Dominum
LOUVA! ao SENHOR, porque é bom cantar louvores a nosso Deus; * agradável, belo é o louvor.
2 O SENHOR reconstrói Jerusalém, * congrega os exilados de seu povo.
3 Conforta os que têm coração magoado, * acalma as suas dores.
4 Conta o número das estrelas, * chama a todas por seu nome.
5 Excelso é o SENHOR e de grande poder; * infinita é sua sabedoria.
6 O SENHOR levanta os humildes, * e abate os perversos.
7 Cantai ao SENHOR com ação de graças, * entoai louvores ao nosso Deus com a harpa.
8 É ele quem de nuvens cobre o céu; quem prepara a chuva para a terra; * o que faz brotar a erva sobre os montes.
9 É ele quem dá alimento aos animais, * e aos filhotes dos corvos quando mal piam.
10 Não considera a robustez dos cavalos, * nem atenta para a agilidade dos homens.
11 O SENHOR se compraz nos que o temem, * e nos que esperam em sua misericórdia.
12 Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; * celebra, ó Sião, ao teu Deus.
13 Porque ele te protege em tua habitação; * e zela pela tua descendência;
14 Promove a paz na tua terra, * concedendo-te o alimento necessário.
15 O SENHOR envia seu mandamento à terra, * sua palavra percorre o mundo velozmente.
16 É ele quem dá a neve como flocos de lã, * espalha a geada como cinza.
17 O que arroja o seu gelo como granizo: * Quem resiste ao rigor do seu frio?
18 Manda a sua palavra e logo se derretem; * sopram os ventos e correm as águas.
19 O SENHOR proclamou sua palavra a Jacó, * seus preceitos e mandamentos a Israel.
20 Não sucedeu assim com todos os povos, * pelo que não conhecem a sua lei. Aleluia!

Eclesiástico 38:1-4, 6-10, 12-14
1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.
2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei:
3. a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes.
4. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza.
6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas;
7. e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe ungüentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará,
8. até que a paz divina se estenda sobre a face da terra.
9. Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará.
10. Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado.
12. Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária.
13. Virá um tempo em que cairás nas mãos deles.
14. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida.

II Timóteo 4:5-13
5. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.
6. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.
7. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
8. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
9. Procura vir ter comigo quanto antes.
10. Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia.
11. Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério.
12. Tíquico enviei-o para Éfeso.
13. Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos.

Lucas 4:14-21 
14. Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.
15. Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.
16. Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):
18. O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19. para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.
20. E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21. Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal