Odc301 Quarta-feira

 Odc301 Quarta-feira: 
Complem: Salmo 3; Habacuque 2:12-20; Marcos 11:12-14,20-24 
Semicont:  Salmo 137; Lamentações 5:1-22; Marcos 11:12-14,20-24 

Complem: Salmo 3; Habacuque 2:12-20; Marcos 11:12-14,20-24

Salmo 3   Domine, quid multiplicati? 
Ó SENHOR, como se multiplicaram os meus adversários! * Muita gente contra mim se levanta. 
2 Muitas pessoas dizem da minha vida: * Não há em Deus salvação para ele. 
3 Tu, porém, ó Senhor, és meu escudo protetor; * és minha glória e manténs erguida minha cabeça. 
4 Quando, com minha voz, clamo ao SENHOR, * do seu santo monte me responde. 
5 Deito-me e adormeço; * acordo, porque o SENHOR me sustenta. 
6 Não tenho medo das multidões, *  que me cercam e contra mim se postam. 
7 Levanta-te, ó SENHOR! *   Auxilia-me, ó Deus meu! 
8 A ti, SENHOR, pertence a salvação. * Sobre teu povo seja a tua bênção!

Habacuque 2:12-20
12 "Ai daquele que edifica uma cidade
com sangue
e a estabelece com crime! 
13 Acaso não vem
do Senhor dos Exércitos
que o trabalho dos povos
seja só para satisfazer o fogo,
e que as nações se afadiguem em vão?
14 Mas a terra se encherá do conhecimento
da glória do Senhor,
como as águas enchem o mar.
15 "Ai daquele que dá bebida
ao seu próximo,
misturando-a com o seu furor,
até que ele fique bêbado,
para lhe contemplar a nudez. 
16 Beba bastante vergonha,
em vez de glória!
Sim! Beba, você também, e exponha-se!
A taça da mão direita do Senhor
é dada a você;
muita vergonha cobrirá a sua glória. 
17 A violência que você cometeu
contra o Líbano o alcançará,
e você ficará apavorado
com a matança, que você fez,
de animais.
Pois você derramou muito sangue
e cometeu violência contra terras,
cidades e seus habitantes. 
18 "De que vale uma imagem feita
por um escultor?
Ou um ídolo de metal
que ensina mentiras?
Pois aquele que o faz
confia em sua própria criação,
fazendo ídolos incapazes de falar. 
19 Ai daquele que diz à madeira:
'Desperte!'
Ou à pedra sem vida: 'Acorde!'
Poderá o ídolo dar orientação?
Está coberto de ouro e prata,
mas não respira. 
20 O Senhor,porém,
está em seu santo templo;
diante dele fique em silêncio
toda a terra". 

Marcos 11:12-14,20-24
12 No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. 
13 Vendo a distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. 
14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. 
20 De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes. 
21 Pedro, lembrando-se, disse a Jesus: "Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou!" 
22 Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. 
23 Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. 
24 Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá. 

Semicont:  Salmo 137; Lamentações 5:1-22; Marcos 11:12-14,20-24

Salmo 137 Super flumina
JUNTO aos rios de Babilônia, ali nos assentamos a chorar, * com saudades de Sião.
2 Nos salgueiros frondosos que ali existem * penduramos as nossas harpas.
Pois os que nos levaram cativos nos pediam canções, e nossos opressores, alegria, dizendo: * Cantem-nos das canções de Sião.
4 Como entoaríamos o cântico do SENHOR * em terra estranha?
5 Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, * esqueça-me eu também da minha mão direita.
6 Apegue-se-me a língua ao céu da boca, * se eu me esquecer de ti; se à minha maior alegria não preferir Jerusalém,
7 Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom, pois no dia da ruína de Jerusalém diziam: * Devastem-na, arrasem-na até os alicerces.
8 Ó filha de Babilônia desolada, * feliz o que te der o pago do que nos fizeste sofrer! 
9 Feliz quem se apoderar de ti, * e atirar tuas crianças contra o rochedo.

Lamentações 5:1-22
1 Lembra-te, ó ­SENHOR, do que nos sobreveio; considera e contempla a nossa desonra.
2 A nossa herança foi passada aos estrangeiros, e as nossas casas aos forasteiros.
3 Nós somos órfãos, e sem pai, nossas mães são como viúvas.
4 Nós bebemos a nossa água por dinheiro; nossa madeira é vendida para nós.
5 Nossos pescoços estão sob perseguição; nós trabalhamos, e não temos descanso.
6 Nós demos a mão aos egípcios e aos assírios, para estarem satisfeitos com o pão.
7 Nossos pais pecaram, e não mais existem; e nós carregamos as suas iniquidades.
8 Servos governaram sobre nós; não há ninguém que nos livre das suas mãos.
9 Nós obtemos o nosso pão com o risco de nossas vidas, por causa da espada do deserto.
10 A nossa pele estava negra como um forno, por causa da fome terrível.
11 Eles violentaram as mulheres em Sião, e as donzelas nas cidades de Judá.
12 Os príncipes são enforcados pelas suas mãos; as faces dos anciãos não foram honradas.
13 Eles levaram os homens jovens para moer, e as crianças caíram sob a madeira.
14 Os anciãos cessaram de ir ao portão, os homens jovens da sua música.
15 A alegria do nosso coração cessou; a nossa dança foi transformada em pranto.
16 A coroa caiu de nossa cabeça. Ai de nós, porque pecamos!
17 Por isso nosso coração está fraco; por causa dessas coisas os nossos olhos estão turvos.
18 Por causa da montanha de Sião, que está desolada, as raposas caminham sobre ela.
19 Tu, ó ­SENHOR, permaneces para sempre; e o teu trono de geração em geração.
20 Por que te esqueces de nós para sempre, e nos abandonas por tempo tão prolongado?
21 Faz-nos voltar para ti, ó ­SENHOR, e nós voltaremos; renova nossos dias como nos tempos antigos.
22 Mas tu nos rejeitaste completamente; tu estás muito furioso contra nós.

Marcos 11:12-14,20-24
12 No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. 
13 Vendo a distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. 
14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. 
20 De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes. 
21 Pedro, lembrando-se, disse a Jesus: "Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou!" 
22 Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. 
23 Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. 
24 Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal