ODC270 Terça-feira,

ODC270 Terça-feira: 
Complementares: Salmo 119:65-72; Isaías 2:12-17; Tito 1:1-9 
Semicontínuas: Salmo 58; Jeremias 3:1-14; Tito 1: 1-9 

Salmo 119:65-72              IX. Bonitatem fecisti
65 FIZESTE o bem a quem te serve, ó SENHOR, * conforme a tua palavra.
66 Ensina-me a ter verdadeiro entendimento e sabedoria, * porque tenho crido em teus mandamentos.
67 Antes de viver a aflição, já insistia em erro; * mas agora guardo  a  tua palavra.
68 Tu que és bom e fazes o bem; * ensina-me os teus estatutos.
69 Forjaram falsidade contra mim pessoas soberbas; * eu porém, observarei os teus preceitos de todo o meu coração.
70 O seu coração está tomado de orgulho e vaidade, * mas eu me regozijarei nos teus mandamentos.
71 Foi bom que sofri aflição, * porque me ajudou a entender os teus estatutos.
72 Foi boa para mim a lei que pronunciaste * do que prata e ouro aos milhares.

Isaías 2:12-17
12 O Senhor dos Exércitos
tem um dia reservado
para todos os orgulhosos e altivos,
para tudo o que é exaltado,
para que eles sejam humilhados;
13 para todos os cedros do Líbano,
altos e altivos,
e todos os carvalhos de Basã;
14 para todos os montes elevados
e todas as colinas altas;
15 para toda torre imponente
e todo muro fortificado;
16 para todo navio mercante
e todo barco de luxo.
17 A arrogância dos homens será abatida,
e o seu orgulho será humilhado.
Somente o Senhor será exaltado
naquele dia,

Tito 1:1-9
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade;
2 fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.
3 No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
A tarefa de Tito em Creta
5 A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí.
6 É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.
7 Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.
8 Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio
9 e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Semicontínuas:
Salmo 58 Si vere utique
ACASO proferis a justiça, guardando silêncio? * Acaso julgam os seres humanos com retidão?
2 Não, antes nos corações praticais maldades; * na terra distribuem a violência de suas mãos.
3 Alienam-se as pessoas injustas desde o nascimento; * apenas nascem, desencaminham-se, falando mentiras.
4 Têm veneno, semelhante ao da serpente; * são qual víbora surda que tem os ouvidos fechados.
5 A qual não ouve a voz de quem faz encantamentos; * por mais hábeis que sejam seus encantamentos.
6 Fiquem, ó Deus, sem armas; * arranca, SENHOR, as presas aos leõezinhos.
7 Desapareçam como águas que se escoam: * quando despedirem suas setas, fiquem elas embotadas.
8 Sejam qual caracol, que se desfaz e se vai; * como a criança que nasceu morta e não viu o sol.
9 Como espinheiros que, mal lhes chega o calor, * mesmo verdes, se inflamam e são arrebatados em turbilhão.
10 Alegrar-se-á a pessoa justa quando vir a justiça; * pisará com os pés a ruína de quem pratica maldade.
11 Assim dirá a humanidade: na verdade há recompensa para a pessoa justa; * na verdade há um Deus que julga a terra.

Jeremias 3:1-14
1 "Se um homem se divorciar
de sua mulher
e depois da separação
ela casar-se com outro homem,
poderá o primeiro marido
voltar para ela?
Não seria a terra
totalmente contaminada?
Mas você tem se prostituído
com muitos amantes
e, agora,
quer voltar para mim?",
pergunta o Senhor.
2 "Olhe para o campo e veja:
Há algum lugar
onde você não foi desonrada?
À beira do caminho você se assentou
à espera de amantes,
assentou-se como um nômade
no deserto.
Você contaminou a terra
com sua prostituição e impiedade.
3 Por isso as chuvas foram retidas,
e não veio chuva na primavera.
Mas você,
apresentando-se declaradamente
como prostituta,
se recusa a corar de vergonha.
4 Você não acabou de me chamar:
'Meu pai, amigo da minha juventude?
5 Ficarás irado para sempre?
Teu ressentimento permanecerá
até o fim?'
É assim que você fala,
mas faz todo o mal que pode".
Israel é infiel
6 Durante o reinado do rei Josias, o Senhor me disse: "Você viu o que fez Israel, a infiel? Subiu todo monte elevado e foi para debaixo de toda árvore verdejante para prostituir-se.
7 Depois de ter feito tudo isso, pensei que ela voltaria para mim, mas não vol­tou. E a sua irmã traidora, Judá, viu essas coi­sas.
8 Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, também se prostitu­iu, sem temor algum.
9 E, por ter feito pouco caso da imoralidade, Judá contaminou a terra, come­tendo adultério com ídolos de pedra e madeira.
10 Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim de todo o coração, mas sim com fingimento", declara o Senhor.
11 O Senhor me disse: "Israel, a infiel, é melhor do que Judá, a traidora.
12 Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte:
"Volte, ó infiel Israel",
declara o Senhor,
"Não mais franzirei a testa
cheio de ira contra você,
pois eu sou fiel", declara o Senhor,
"Não ficarei irado para sempre.
13 Mas reconheça o seu pecado:
você se rebelou contra
o Senhor, o seu Deus,
e ofereceu os seus favores
a deuses estranhos,
debaixo de toda árvore verdejante,
e não me obedeceu",
declara o Senhor.
14 "Voltem, filhos rebeldes! Pois eu sou o Senhor de vocês", declara o Senhor. "Tomarei vocês, um de cada cidade e dois de cada clã, e os trarei de volta a Sião.

Tito 1:1-9
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade;
2 fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.
3 No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
A tarefa de Tito em Creta
5 A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí.
6 É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.
7 Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.
8 Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio
9 e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal