Odc262 Sábado

Odc262 Sábado
Complementares: Salmos 103: 1-8; Neemias 13: 15-22; Lucas 6: 1-5 
Semicontínuas: Salmos 71: 1-6; Jeremias 1: 1-3, 11-19; Lucas 6: 1-5 

Complementares:
Salmo 103:1-8 Benedic, anima mea  (KJ)
BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, * bendiga todo o meu ser o Nome santo.
2 Bendize ao SENHOR, ó minha alma, * e não esqueças seus benefícios.
É ele quem perdoa o teu pecado, * quem sara tuas enfermidades.
4 Quem da destruição tua vida redime; * quem de misericórdia e de bondade te coroa.
5 Quem supre de bens a tua idade, * fazendo com que tua mocidade, qual águia, se renove.
6 O SENHOR faz atos de justiça e retidão * a todas as pessoas oprimidas.
7 Manifestou os seus caminhos a Moisés, * os seus feitos aos filhos e filhas de Israel.
8 Compassivo e piedoso é o SENHOR; * não se apressa na ira e é todo misericórdia.


Neemias 13:15-22 (KJ)
15 Naqueles dias eu vi em Judá alguns pisoteando lagares no shabat, e trazendo feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas, e figos, e toda sorte de cargas, as quais eles traziam para Jerusalém no dia do shabat; e eu testifiquei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. 
16 Também habitavam ali homens de Tiro, os quais traziam peixes, e toda sorte de mercadorias, e vendiam no shabat para os filhos de Judá, e em Jerusalém. 
17 Então contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que maldade é esta que fazeis, profanando o dia do shabat? 
18 Não fizeram assim os vossos pais, e não trouxe o nosso Deus este mal sobre nós, e sobre esta cidade? Todavia trazeis mais ira sobre Israel ao profanares o shabat. 
19 E sucedeu que, quando os portões de Jerusalém começaram a ficar escuros antes do shabat, eu ordenei que os portões fossem fechados, e instruí que não fossem abertos até passar o shabat; e alguns dos meus servos se puseram junto aos portões, para que nenhuma carga entrasse no dia do shabat. 
20 Assim, os mercadores e vendedores de toda mercadoria se alojavam fora de Jerusalém uma ou duas vezes. 
21 Então eu testifiquei contra eles, e disse-lhes: Por que vos alojeis próximo da muralha? Se outra vez o fizerdes, lançarei mãos sobre vós. Daquela hora em diante eles não vieram mais no shabat. 
22 E eu ordenei aos levitas que eles deveriam se purificar, e que deveriam vir e guardar os portões, para santificar o dia do shabat. Lembra-te de mim, ó Deus meu, acerca disso, e poupa-me de acordo com a grandeza da tua misericórdia. 

Lucas 6:1-5 (KJ)
1 E sucedeu que, no segundo shabat após o primeiro, ele passou entre os campos de trigo; e os seus discípulos arrancaram espigas de trigo e, esfregando-as nas mãos, as comiam.
2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos dias do shabat?
3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Não lestes o que fez Davi quando estava com fome, ele e os que estavam com ele?
4 Como ele entrou na casa de Deus, e tomou e comeu os pães da proposição, e deu também aos que estavam com ele, dos quais não é lícito comer senão aos sacerdotes?
5 E dizia-lhes: O Filho do homem é o Senhor também do shabat.

Semicontínuas:

Salmos 71:1-6 In te, Domine, speravi  (LOC)
EM ti, SENHOR, me abrigarei; * que jamais alguém me humilhe.
2 Livra-me por tua justiça e resgata-me; * inclina teus ouvidos para mim e salva-me.
3 Sê para mim uma rocha de refúgio, a que sempre me acolha; * tens ordenado que eu seja salvo; tu és, pois, minha rocha e minha fortaleza.
4 Deus meu, livra-me do poder do ímpio; * das garras de gente injusta e violenta.
5 Pois tu és minha esperança, SENHOR, meu Senhor; * tu és minha confiança desde minha mocidade.
6 Tu és o meu sustentáculo desde que nasci; * o meu louvor será para ti constantemente.


Jeremias 1:1-3,11-19 (KJ)
1 Palavras de Jeremias, o filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.
2 A quem a palavra do SENHOR veio nos dias de Josias, o filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
3 Veio também nos dias de Jeoiaquim, o filho de Josias, rei de Judá, até o final do décimo primeiro ano de Zedequias, o filho de Josias, rei de Judá, até o cativeiro de Jerusalém no quinto mês.
11 Além disto a palavra do SENHOR veio a mim, dizendo: Jeremias, o que tu vês? E eu disse: Eu vejo uma vara de uma amendoeira.
12 Então disse-me o SENHOR: Tu viste bem, porque eu irei apressar a minha palavra para cumpri-la completamente.
13 E veio a mim a palavra do SENHOR pela segunda vez, dizendo: O que tu vês? E eu disse: Eu vejo uma panela fervendo, e a sua face está em direção ao norte.
14 Então o SENHOR me disse: Do norte um mal irá brotar sobre todos os habitantes da terra.
15 Pois eis que eu chamarei todas as famílias dos reinos do norte, diz o SENHOR. E eles virão, e eles irão dispor cada um seu trono à entrada dos portões de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá.
16 E eu pronunciarei meus juízos contra eles a respeito de toda a sua perversidade, porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, e adoraram as obras das suas próprias mãos.
17 Portanto, tu, cinge teus lombos, e levanta-te, e fala para todos aqueles que eu te ordeno. Não estejas desanimado diante deles, para que eu não te envergonhe perante eles.
18 Pois, eis que, te fiz hoje uma cidade protegida, e uma coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.
19 E eles lutarão contra ti, porém não prevalecerão, pois eu estou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.

Lucas 6:1-5  (KJ)
1 E sucedeu que, no segundo shabat após o primeiro, ele passou entre os campos de trigo; e os seus discípulos arrancaram espigas de trigo e, esfregando-as nas mãos, as comiam.
2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos dias do shabat?
3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Não lestes o que fez Davi quando estava com fome, ele e os que estavam com ele?
4 Como ele entrou na casa de Deus, e tomou e comeu os pães da proposição, e deu também aos que estavam com ele, dos quais não é lícito comer senão aos sacerdotes?
5 E dizia-lhes: O Filho do homem é o Senhor também do shabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal