DFP42 DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

DFP042 - ANO C: Domingo da Santíssima Trindade:
Provérbios 8:1-4, 22-31; Salmo 8; Romanos 5:1-5; João 16:12-15
   (LOC,993)

Domingo da Santíssima Trindade (1º Domingo depois de Pentecostes):                                     LOC, 447
Deus que transcende todo o entendimento, deste-nos a graça de reconhecer
a glória da eterna Trindade na confissão da verdadeira fé,
e no poder da Majestade Divina adorar a unidade;
mantém-nos firmes nesta fé e adoração
e leva-nos finalmente a contemplar-te na tua
glória una e eterna,
ó Pai, que com o Filho e o Espírito Santo
vives e reinas um só Deus, agora e sempre.
Amém.

*Prefácio da Trindade:
Porque, com teu Unigênito Filho e o Espírito Santo, Três Pessoas, um só Deus, és Senhor eterno e soberano, digno de adoração e de honra pelos séculos dos séculos.

Provérbios 8:1-4,22-31

1 Ouçam: a Sabedoria está chamando, o Entendimento faz ouvir sua voz?
2 Nas elevações, ao longo do caminho, nas encruzilhadas das estradas,
3 junto às portas na entrada da cidade e nos portões de saída, ela se apresenta, exclamando:
4 «Homens, eu me dirijo a vocês, eu me dirijo aos filhos de Adão,
22 Javé me produziu como primeiro fruto de sua obra, no começo de seus feitos mais antigos.
23 Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes que a terra começasse a existir.
24 Fui gerada quando o oceano ainda não existia, e antes que existissem as fontes de água.
25 Fui gerada antes que as montanhas e colinas fossem implantadas,
26 quando Javé ainda não tinha feito a terra e a erva, nem os primeiros elementos do mundo.
27 Quando ele fixava o céu e traçava a abóbada sobre o oceano, eu aí estava.
28 Eu me achava presente quando ele condensava as nuvens no alto e fixava as fontes do oceano;
29 quando punha um limite para o mar, de modo que as águas não ultrapassassem a praia; e também quando assentava os fundamentos da terra.
30 Eu estava junto com ele, como mestre-de-obras. Eu era o seu encanto todos os dias, e brincava o tempo todo em sua presença;
31 brincava na superfície da terra, e me deliciava com a humanidade.


Salmo 8   Domine, Dominus noster (Salmos Litúrgicos  Livro 1  Primeiro Dia: Oração Vespertina)

Ó SENHOR, Senhor nosso, que puseste a tua glória nos céus, *quão admirável é o teu Nome em toda a terra!
2 Da boca dos bebês fazes brotar a força, * para calarem as pessoas odientas e as vingativas.
3 Quando contemplo os teus céus, obra das tuas mãos, *a lua e as estrelas, que formaste,
4 Que é o ser mortal, para que te lembres dele? * e o ser humano, para que o visites?
5 Fizeste-o um pouco abaixo dos anjos, * e de glória e de honra o coroaste.
6 Deste-lhe domínio sobre as tuas obras; * e tudo a ele submeteste:
7 Ovelhas e bois * e todos os animais do campo;
8 As aves do céu, os peixes do mar *  e tudo quanto passa pelo caminho das grandes águas.
9 Ó SENHOR, Senhor nosso, *  quão admirável é o teu Nome em toda a terra! 


Romanos 5:1-5

1 Assim, justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Por meio dele e através da fé, nós temos acesso à graça, na qual nos mantemos e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus.
3 E não só isso. Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança,
4 a perseverança produz a fidelidade comprovada, e a fidelidade comprovada produz a esperança.
5 E a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 


João 16:12-15

12 «Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar.
13 Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer.
14 O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.
15 Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal