ODC169 Quarta

 ODC169 Quarta-feira: Salmo 29; Ezequiel 3:12-21; Lucas 9:18-27

Salmo 29    Afferte Domino  (Salmos Litúrgicos  Livro 1  Quinto Dia: Oração Vespertina)
TRIBUTEM ao SENHOR, filhos e flhas de Deus, * tributem ao SENHOR glória e força.
2 Tributem ao SENHOR a glória de seu Nome; * adorem ao SENHOR na beleza da santidade.
3 A voz do SENHOR se ouve sobre as águas; o Deus da glória se faz ouvir qual trovão. * A voz do SENHOR está sobre a vastidão das águas.
4 A voz do SENHOR é poderosa; * a voz do SENHOR é cheia de majestade.
5 A voz do SENHOR quebra os cedros, * os cedros do Líbano despedaça.
6 Ele os faz saltar como um bezerro; * ao Líbano e Siriom quais bois selvagens.
7 A voz do SENHOR * separa as labaredas do fogo.
8 A voz do SENHOR faz tremer o deserto; * o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.
9 A voz do SENHOR multiplica a vida; * e no seu templo é proclamada a sua glória.
10 O SENHOR preside aos dilúvios; * e, como Rei, o SENHOR preside para sempre.
11 A seu povo o SENHOR dá forças; * com paz Deus abençoa seu povo.

Ezequiel 3:12-21
12 Depois o Espírito elevou-me, e ouvi esta estrondosa aclamação: "Que a glória do Senhor seja louvada em sua habitação!"
13 E ouvi o som das asas dos seres viventes roçando umas nas outras e, atrás deles, o som das rodas - um forte estrondo!
14 Então o Espírito elevou-me e tirou-me de lá, com o meu espírito cheio de amar­gura e de ira e com a forte mão do Senhor sobre mim.
15 Fui aos exilados que moravam em Tel-Abibe, perto do rio Quebar. Sete dias fiquei lá entre eles - atônito!
Aviso a Israel
16 Ao fim dos sete dias a palavra do Senhor veio a mim:
17 "Filho do homem", disse ele, "eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência.
18 Quan­do eu disser a um ímpio que ele vai morrer e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos e salvar a vida dele, aque­le ímpio mor­rerá por sua iniquidade; para mim, porém, você será responsável pela morte dele.
19 Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniquidade, mas você estará livre dessa culpa.
20 "Da mesma forma, quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Uma vez que você não o advertiu, ele morrerá pelo pecado que cometeu. As práticas justas dele não serão lembradas; para mim, porém, você será responsável pela morte dele.
21 Se, porém, você advertir o justo e ele não pecar, certamente ele viverá porque aceitou a advertência, e você estará livre dessa culpa".

Lucas 9:18-27
Pedro confessa que Jesus é o Messias
18 Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: "Quem as multidões dizem que eu sou?"
19 Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou".
20 "E vocês, o que dizem?", perguntou. "Quem vocês dizem que eu sou?" Pedro respondeu: "O Cristo de Deus".
21 Jesus os advertiu severamente que não contassem isso a ninguém.
22 E disse: "É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia".
23 Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
24 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará.
25 Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder-se ou destruir a si mesmo?
26 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.
27 Garanto a vocês que alguns que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o Reino de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal