DFP41 - PENTECOSTES

DFP41 - PENTECOSTES  

COLETA (LOC,446)
Ó Deus maravilhoso,
neste dia abriste o caminho da vida eterna
a toda raça e nação
pela dádiva prometida do teu Santo Espírito,
espalha este dom pelo mundo inteiro,
mediante a proclamação do Evangelho,
para que alcance os confins da terra;
por Jesus Cristo, nosso Senhor,
que vive e reina contigo e com o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.
Amém.

ANO C: DFP041 -  Pentecostes:Atos 2:1-21 ou Gênesis 11:1-9; Salmo 104:24-34,35b; Romanos 8:14-17 ou Atos 2:1-21; João 14:8-17[25-27]


Atos 2:1-21

1 Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar.
2 De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam.
3 Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles.
4 Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

5 Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo.
6 Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem.
7 Espantados e surpresos, diziam: «Esses homens que estão falando, não são todos galileus?
8 Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna?
9 Entre nós há partos, medos e elamitas; gente da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia,
10 da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma,
11 outros são judeus ou pagãos convertidos; também há cretenses e árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus!»
12 Todos estavam admirados e perplexos, e cada um perguntava a outro: «O que quer dizer isso?»
13 Outros caçoavam e diziam: «Eles estão embriagados com vinho doce.»

14 Então Pedro, que aí estava com os outros onze apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: «Homens da Judéia e todos vocês que se encontram em Jerusalém! Compreendam o que está acontecendo e prestem atenção nas minhas palavras:
15 estes homens não estão embriagados como vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã. 16 Pelo contrário, está acontecendo aquilo que o profeta Joel anunciou:
17 ‘Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos.
18 E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles profetizarão.
19 Farei prodígios no alto do céu, e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça.
20 O sol se transformará em trevas, e a lua em sangue, antes que chegue o dia do Senhor, dia grande e glorioso.
21 E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.’


Ou


Gênesis 11:1-9

1* O mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras.
2 Ao emigrar do oriente, os homens encontraram uma planície no país de Senaar, e aí se estabeleceram. 

3 E disseram uns aos outros: «Vamos fazer tijolos e cozê-los no fogo!» Utilizaram tijolos em vez de pedras, e piche no lugar de argamassa. 

4 Disseram: «Vamos construir uma cidade e uma torre que chegue até o céu, para ficarmos famosos e não nos dispersarmos pela superfície da terra».

5 Então Javé desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 

6 E Javé disse: «Eles são um povo só e falam uma só língua. Isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nenhum projeto será irrealizável para eles. 

7 Vamos descer e confundir a língua deles, para que um não entenda a língua do outro».

8 Javé os espalhou daí por toda a superfície da terra, e eles pararam de construir a cidade. 

9 Por isso, a cidade recebeu o nome de Babel, pois foi aí que Javé confundiu a língua de todos os habitantes da terra, e foi daí que ele os espalhou por toda a superfície da terra.




Salmo 104:24-34,35b Benedic, anima mea
(Salmos Litúrgicos  Livro IV   Vigésimo Dia: Oração Vespertina)

24 Ó SENHOR, quão numerosas são as tuas obras! * Todas elas fizeste com sabedoria; cheia está a terra de tuas riquezas.

25 Eis aí o mar grande e vasto, * onde se movem seres inumeráveis.

26 Ali andam os navios, * e o leviatã que formaste para com ele brincar.

27 Todas as criaturas esperam de ti, * que a tempo lhes dês o seu sustento.

28 Tu lhes distribuis e eles recolhem, * abres a mão e ficam saciados.

29 Ocultas tua face e ficam perturbadas; * se lhes tiras o fôlego, perecem e tornam-se no pó que eram.

30 Envias-lhes teu espírito e eles são criados; * e assim renovas a face da terra.

31 Seja para sempre a glória do SENHOR! * Regozije-se o SENHOR em suas obras!

32 Olha Deus para a terra e ela estremece; * toca as montanhas e elas fumegam.

33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; * cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu tiver existência.

34 Seja-lhe aceitável a minha meditação; * eu me alegrarei no SENHOR.

35b Bendiga ó minha alma, ao SENHOR. Louvem ao SENHOR.



Romanos 8:14-17 

14 Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 E vocês não receberam um Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual clamamos: Abba! Pai! 16 O próprio Espírito assegura ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória.


ou 


Atos 2:1-21

1 Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. 

2 De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. 

3 Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 

4 Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

5 Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. 

6 Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. 

7 Espantados e surpresos, diziam: «Esses homens que estão falando, não são todos galileus? 

8 Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? 

9 Entre nós há partos, medos e elamitas; gente da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 

10 da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma, 

11 outros são judeus ou pagãos convertidos; também há cretenses e árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus!» 

12 Todos estavam admirados e perplexos, e cada um perguntava a outro: «O que quer dizer isso?» 

13 Outros caçoavam e diziam: «Eles estão embriagados com vinho doce.»

14 Então Pedro, que aí estava com os outros onze apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: «Homens da Judéia e todos vocês que se encontram em Jerusalém! Compreendam o que está acontecendo e prestem atenção nas minhas palavras: 

15 estes homens não estão embriagados como vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã. 16 Pelo contrário, está acontecendo aquilo que o profeta Joel anunciou: 

17 ‘Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. 

18 E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles profetizarão. 

19 Farei prodígios no alto do céu, e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. 

20 O sol se transformará em trevas, e a lua em sangue, antes que chegue o dia do Senhor, dia grande e glorioso. 

21 E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.’



João 14:8-17[25-27]

8 Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» 

9 Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? 

10 Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. 

11 Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. 

12 Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. 

13 O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 

14 Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.»

15 «Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. 

16 Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. 

17 Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês, e estará com vocês.

[25 Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. 26 Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.»

27 «Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal